sábado, 24 de novembro de 2018

ASFALTO MUDA A VIDA DOS MORADORES DO POVOADO CHAPADA DOS MARCOS EM NOVA IORQUE

O povoado Chapada é um dos importantes trechos que cortam a MA-368 e interligam outras comunidades entre a sede da cidade de Nova Iorque do Maranhão e o povoado Orozimbo, e que agora, os moradores já contam com a chegada de asfalto na porta de casa.
Maria Constantino, moradora da comunidade, conta que o vai e vem das carretas provocava tanta poeira que ninguém conseguia ficar na porta de casa. “A poeira era demais, todo dia tinha que lavar tudo em casa, a porta era sempre fechada. Não conseguíamos nem sair para ficar na porta de casa, era horrível isso! Com o asfalto melhorou tudo, até o posto médico que é aqui ao lado, as pessoas conseguem ser atendidas bem melhor”, conta.
Maria Constantino(Dona Santa) conta que agora pode ficar na porta de casa.

A pavimentação no povoado Chapada já impactou positivamente na vida da moradora Deusalina Carvalho, segundo ela, até para fazer as atividades de casa ficou mais confortável. “Aqui era terrível, para fazer a tapioca tinha que cobrir por causa da poeira, agora dá para fazer um beiju bem branquinho”, afirma feliz sobre a novidade de ter asfalto pela primeira na porta de casa.
Manoel Leite de Alencar mora há 16 anos no povoado e também comemora o fim da poeira e o novo acesso para a comunidade. “Aqui foi uma benção, no verão era uma poeira grande, quando passavam as carretas, aqui era só poeira, agora não, com o asfalto está muito bom”, comenta.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, avalia o avanço do Programa Mais Asfalto e de como a chegada do programa aos povoados gerou impacto na rotina das comunidades. “Nós sabemos o quanto é importante para essas famílias a chegada do asfalto. A população melhora a sua rotina, consegue utilizar os serviços médicos e tem acesso para ir à escola com mais comodidade. Sabemos que o programa é muito importante, e esperamos avançar cada vez mais”, informa.

Deusalina Carvalho lembra que antes da obra era muito difícil o dia a dia.

O Governo do Maranhão já executou, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e através de convênios estaduais e emendas parlamentares, mais de R$ 630 milhões para a pavimentação em paralelepípedo e a recuperação das estradas vicinais nos povoados Bom Lugar e Machado.
Já o Programa Mais Asfalto em vias urbanas, aplicou mais de R$ 1 milhão para a recuperação e pavimentação de vias urbanas nos municípios, priorizando áreas de maior fluxo ou que interligam comunidades à região central das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário