Blog do Leandro Noleto

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DA FAMEM E SEUS REFLEXOS NO CENÁRIO POLÍTICO PATOENSE

A Famem(Federação dos Municípios do Maranhão) é uma entidade que congrega os municípios do estado e tem por objetivo brigar e fomentar o municipalismo, dando apoio e assessoria às prefeituras em projetos técnicos e facilitação em busca por verbas além de lutar por melhorias para as cidades. 

Atualmente o  órgão tem sido comandado pelo prefeito de Tuntum, Tema Cunha, que disputa a reeleição contra o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier.

A disputa a nível estadual virou uma verdadeira guerra de forças entre o atual presidente Tema com apoio do deputado Zé Reinaldo e do deputado Aluísio Mndes contra o Erlânio que tem como maior apoiador o senador eleito Weverton Rocha que vê nesta eleição para a FAMEM como sua primeira demonstração de força política e como a tentativa de consolidação política para o futuro, haja visto que não é segredo para ninguém o desejo de Weverton em ser governador.

Apesar de distante dessa briga, essa disputa entre graúdos da política maranhense tem sim efeitos na política local patoense. Tudo pelo fato da polarização em que se deu essa eleição. De um lado temos Tema que é declaradamente aliado de Dr Alexandre, que apoiou sua esposa, a deputada eleita Daniela Tema. 

Uma reeleição de Tema é importantíssima para Alexandre que almeja ser prefeito em 2020 e com Tema no comando da Famem o mesmo terá um grande aliado para quem pode assumir sem nunca ter tido experiência administrativa. 

Do outro temos Erlanio Xavier que é braço direito de Weverton, maior nome do PDT no estado e aliado em São João dos Patos do grupo da prefeita Gilvana e do chefe de gabinete Zé Mário, eleição essa que interessa diretamente ao atual governo participativo que pretende disputar um segundo mandato. Portanto a disputa pela presidência do órgão virou de extremo interesse de ambos os grupos em São João dos Patos. 

Por:Leandro Noleto




Publicidade:




VEM AIIIÍ... BALADA DAS FÉRIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acidente entre moto e carro tira a vida de um idoso na cidade de Sucupira do Riachão

Um grave acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira na cidade de Sucupira do Riachão. Um idoso conhecido como Zeca do Expedito falec...