Blog do Leandro Noleto

segunda-feira, 6 de maio de 2019

REGIONAIS DE SÃO JOÃO DOS PATOS E P. DUTRA TERÃO MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA ENTRE OS DIAS 09-11 DE MAIO



Entre os dias 9 e 11 de maio, equipes do mutirão de combate ao glaucoma farão o atendimento da população nas cidades de São Domingos do Maranhão, Tuntum, Colinas, Fortuna, Buriti Bravo e Jatobá. A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), expande a oferta de procedimentos e assistência em saúde.

“O mutirão do glaucoma soma-se às demais iniciativas do poder público estadual para combater patologias oculares, descentralizar o diagnóstico e o tratamento. Quem ganha com essa ação são os usuários do sistema público de saúde ”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Nessa etapa da programação, a ação oferece aos pacientes exames que permitem a detecção do glaucoma, avaliação médica e medicamentos adequados para o tratamento do glaucoma. O atendimento é realizado mediante apresentação da cópia do documento de identidade e do cartão do SUS.

Na ação, três exames são realizados para o diagnóstico do glaucoma: tonometria para medir a pressão intra-ocular, campimetria que permite avaliar como e se o glaucoma afetou o campo de visão, além de oftalmoscopia ou exame do fundo do olho.

Prevenir é o melhor remédio
O glaucoma pode levar à cegueira. A doença atinge o nervo óptico e, muitas vezes, não apresenta sintomas visíveis ao paciente. O glaucoma, que começa com a perda da visão periférica, pode provocar cegueira irreversível. Apesar de não ter cura, a perda visual provocada pelo glaucoma pode ser prevenida ou estabilizada através do tratamento, realizado com uso de medicamentos como colírios, que são oferecidos por meio do mutirão.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (9)
Buriti Bravo – 8h às 12h – Posto de Saúde Santa Maria – Praça Alexandre Nogueira, s/n, Centro;
Jatobá – 14h às 17h – UBS Bento Antônio da Silva – Rua do Campo, s/n, Centro;
Sexta-feira (10) 
São Domingos do Maranhão – 8h às 12h – UBS Posto de Saúde do Itaúna – Rua Itaúna, s/n, Itaúna;
Tuntum – 14h às 17h – Unidade Básica de Saúde Frei Dionísio Guerra – Rua São Raimundo, Centro;
Sábado (11)
Colinas – 8h às 12h – Centro de Saúde Dr. Hozano Brandão – BR-135 – Entrada da Cidade;
Fortuna – 14h às 17h – UBS Josué Marques – Avenida 18 de Janeiro, s/n, Centro.


Publicidade:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONA VÍRUS CHEGA A ZONA RURAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS / PRIMEIRO CASO CONFIRMADO NO POVOADO DOIS IRMÃOS

O boletim epidemiológico desta quinta-feira dia 28 de maio mostra além do 3 óbito uma outra informação preocupante, o Corona Vírus chegou na...