Blog do Leandro Noleto

segunda-feira, 17 de junho de 2019

ESCOLA DIGNA/MIRADOR: POVOADO BOM JARDIM GANHA ESCOLA TOTALMENTE REFORMADA PELO GOVERNO DO ESTADO


“O povo aqui era desprezado, jogado, agora que estão nos enxergando com essa escola, que para nós vai ser bom demais. Nossos filhos vão voltar a estudar perto da gente”. Essa foi a afirmação do Genivaldo Fernandes, que é pai do Geilson Alves Fernandes, de 8 anos, estudante da nova Unidade Escolar Básica Machado de Assis, no povoado Bom Jardim, em Mirador, inaugurada neste sábado (15).


Antes

Depois


No povoado Bom Jardim moram 50 famílias e a Escola Digna trouxe principalmente esperança para os pais e avós da comunidade. Como a dona Francisca Fernandes de Melo, que aos 59 anos tem 14 netos e foi a doadora do terreno onde foi construída a nova escola.

 “Eu doei o terreno pra construir a escola porque quero os meus netinhos ‘tudo sabido’, queria meus netos formados, lendo diretinho. Tô muito feliz com essa escola bem bonita e com tudo dentro”, afirmou.

Até pouco tempo atrás a realidade era outra. As crianças do povoado tinham duas opções: Iam estudar no povoado Cocos ou estudavam em um casebre de barro e palha no povoado. A dona Osmarina Silva Pereira, moradora e zeladora da casa onde funcionava a UEB Machado de Assim, explicou como era a triste realidade vivenciada pelas crianças da comunidade.

“Aqui era só sofrimento para essas crianças. Elas têm vontade de estudar e não tinham um pingo de conforto, não tinha água no pote, não tinha banheiro, até as cadeiras eu que dava. Todo mundo merece uma coisa melhor e foi Deus que tocou no coração do Flávio Dino e construiu essa escola para nossas crianças”, ressaltou Osmarina.

Cerca de 60 estudantes do povoado tem que se deslocar diariamente para estudar no povoado Cocos. Essa realidade vai mudar com a nova escola digna, como afirmou a Maria José Araújo, secretaria municipal de Educação.

“Aqui temos 20 estudantes matriculados que estudavam no casebre e mais 60 que voltarão a estudar aqui, com essa nova escola em seu próprio povoado. Estamos todos muito felizes e gratos”, ressaltou Maria José.

A festa de inauguração contou com a presença do deputador federal Márcio Jerry, do prefeito de Mirador, José Ronilde Pereira de Sousa, e autoridades locais.
Na ocasião, foi entregue também a rede de distribuição de água que atenderá toda a comunidade. “Muita alegria em mais uma vez testemunhar a entrega de mais uma escola digna. 

A  aqui no povoado Bom Jardim, em Mirador. Essa grande revolução democrática que o governador Flávio Dino vem fazendo, investindo em educação que é a obra mais importante, mais estruturante para qualquer governo, em qualquer época. Governador Flávio Dino e secretário Felipe estão de parabéns. Viva Mirador! Viva o Escola Digna!”, ressaltou Márcio Jerry.

Por fim, o prefeito José Ronilde agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Em nome do povo do Bom Jardim e de Mirador eu só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino por essa escola tão bonita aqui em nossa cidade. E também pela água, que era o anseio de toda a comunidade do Bom Jardim. Eu só tenho a agradecer por tudo”, finalizou o prefeito.



Publicidade:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMEÇA OFICIALMENTE HOJE(27/09) A CAMPANHA ELEITORAL // SÃO JOÃO DOS PATOS TERÁ 20.259 ELEITORES APTOS VOTAR NAS ELEIÇÕES 2020

De acordo com o calendário eleitoral do TSE começa oficialmente neste domingo dia 27 de Setembro a campanha eleitoral onde qual será permiti...