Blog do Leandro Noleto

terça-feira, 7 de abril de 2020

HÁ 50 ANOS SÃO JOÃO DOS PATOS PERDIA JOANA DA ROCHA SANTOS, A "DONA NOCA"


Há exatos 50 anos a cidade de São João dos Patos perdia a figura mais ilustre da sua história política,Joana da Rocha Santos, a Noca primeira prefeita do Brasil.

Dona Noca faleceu dia 7 de abril de 1970 na cidade de Floriano porém foi sepultada em sua terra natal ,São João dos Patos. A sua morte se deu próximo da data  da inauguração da represa de Boa Esperança na divisa do Maranhão com Piauí.

Dona Noca foi uma figura de extrema importância não só para São João dos Patos mas para todo o Maranhão por representar a força da mulher em meados dos anos 30 época em que pouquíssimas mulheres no país ocupavam algum cargo de poder.

Até hoje o título de primeira prefeita do Brasil é ainda contestado por muitos, sendo que para alguns historiadores o título não pertence a Dona Noca mas sim para potiguar Alzira Soriano porém a família Rocha Santos assegura que este título pertence a dona Joana Rocha Santos.

Na política Regional e Estadual exerceu um papel de destaque onde por várias vezes saia  de São João dos Patos até o Rio de Janeiro para falar diretamente com os presidentes da República.

Seu nome a cidade de São João dos Patos para muitos é adorado para outros motivo de polêmica haja vista sua forma de conduzir a cidade enquanto exercia o poder. o que pode-se dizer de concreto aqui Dona Noca deixou um legado de grandes obras na cidade.



Por Leandro Noleto

Publicidade:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMEÇA OFICIALMENTE HOJE(27/09) A CAMPANHA ELEITORAL // SÃO JOÃO DOS PATOS TERÁ 20.259 ELEITORES APTOS VOTAR NAS ELEIÇÕES 2020

De acordo com o calendário eleitoral do TSE começa oficialmente neste domingo dia 27 de Setembro a campanha eleitoral onde qual será permiti...