Blog do Leandro Noleto

terça-feira, 21 de abril de 2020

NOVA IORQUE: PREFEITURA INICIA O PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO DA REDE COM A COMPRA DE 13 TABLETS QUE SERÃO UTILIZADOS PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE



A Prefeitura Municipal de Nova Iorque através da Secretaria de Saúde deu início recentemente ao processo de informatização de todas as suas unidades de saúde.

Foram adquiridos 13 tablets que serão entregues para todos os agentes comunitárias de saúde do município.

Os tablets serão utilizados para alimentar todos os sistemas de informação,implantando assim o Prontuário Eletrônico Cidadão - PEC.

-O que é e qual a importância do PEC

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS AB é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde desde 2013 e ainda opcional para adesão dos Municípios!

Benefícios de usar prontuário eletrônico

Para os profissionais de saúde

Os dados dos cidadãos ficam todos no mesmo lugar e todos os profissionais de saúde podem acessar as informações.

O prontuário eletrônico já tem um padrão de quais informações devem ser lançadas de acordo com condições avaliadas e ciclos de vida, o que torna o registro facilitado. Isso associado ao fato de todas as letras serem legíveis, acaba diminuindo o tempo de cada consulta.

O prontuário eletrônico é uma ferramenta de organização do processo de trabalho, já que além de gerenciar filas do sistema, ele também fornece as informações dos cidadãos acompanhados e permite o planejamento de ações da equipe.

Para a gestão

Acesso aos dados consolidados ou individualizados produzidos pelas equipes;

Acompanhamento dos processos de trabalho das equipes do município;

Dados qualificados para subsidiar o planejamento das ações;

Registro dos dados padronizados, de acordo com condição avaliada e ciclos de vida, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde;

Diminuição do tempo de registro dos atendimento e melhora o fluxo de pessoas na unidade de saúde;

Extingue a necessidade de sala de arquivo;

Registro seguro dos dados e fácil de ser restaurados, caso se perca os originais ou ocorra algum acidente.

Para os cidadãos

O prontuário eletrônico também pode ser usado como ferramenta de segurança do paciente porque permite um bom registro clínico e melhora o compartilhamento dos dados entre profissionais. Dessa forma, facilita a revisão e discussão de condutas clínicas pela equipe de saúde.

Além disso, o prontuário eletrônico restringe o acesso aos dados clínicos do cidadão e somente os profissionais de saúde cadastrados tem acesso.

Outra vantagem é que com o prontuário eletrônico não tem problema de ter letra ilegível e o paciente não corre mais o risco de entender errado o que foi escrito na prescrição.

O prontuário eletrônico ainda dá segurança por não ter risco de perder dados por degradação física, química ou biológica do papel ao longo do tempo, além de permitir que se faça o backup dos registros.


Por Leandro Noleto

Publicidade:

-Computex Internet




-Auto Socorro Brasil

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em São Domingos do Maranhão, mulher de 27 anos é morta pelo ex companheiro por não aceitar fim do relacionamento

  Elane Oliveira, 27 anos, foi executada a sangue frio por um rapaz que ela manteve relações, o fato ocorreu ontem, 21, nas proximidades da ...