Blog do Leandro Noleto

segunda-feira, 11 de maio de 2020

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOVA IORQUE QUE COMPLETA HOJE 134 ANOS


Conheça as belezas da cidade de Nova Iorque do Maranhão - Atrativa ...


Muito antes da chegada do americano Eduardo Burnet à região, em 1871, já prosperava a Fazenda Sussuapara, que desapareceu com o assassinato de seu proprietário, vítima dos balaios.

Eduardo Burnet construiu uma casa de telha, iniciando-se no ramo de comércio. Em 1996, fundou a Vila; denominando-a de Vila Nova, desmembrada de Patos Bons. Com o crescente progresso, decidiu alterar o topônimo para Nova Iorque, em homenagem à sua terra. Contribuíram bastante para o êxito da povoação os brasileiros Bernardino do Espírito Santo e Silva, Justino Neiva de Souza e João Henrique Ferreira.

Missão campal antecedeu inundação que levaria à segunda reconstrução da cidade
última Missa realizada antes da inundação na cidade velha
Planta da zona urbana da "Velha Nova Iorque"
Planta original da antiga cidade
  

Em 1925, a Vila foi invadida pela coluna Prestes, tendo os revolucionários saqueados o comércio, queimando arquivos públicos e praticado mais uma série de arbitrariedades, deixando a região somente oito dias depois. No ano seguinte, rio Parnaíba inundou a povoação, forçando a mudança da Vila para local mais alto, não atingido pelas águas.
Pelo decreto lei nº 45, de 29 de março de 1938, passou a categoria de Cidade.

Antes de nova inundação, moradores se despediram da "Velha Nova Iorque" em procissão pela cidade
Procissão realizada pelas ruas da antiga cidade para se despedir

Tendo em vista a construção da Barragem de Boa Esperança, em 1968, a Cidade foi totalmente tomada pelas águas da represa. Com recursos do Governo Federal, construir-se, então, uma nova sede, em local distante, totalmente planejada e que se constitui em modelo de cidade de pequeno porte.
Gentílico: nova-iorquino

Nova Iorque MA - Ache Tudo e Região

Formação administrativa

Elevado à categoria de vila e com a denominação de Nova Iorque, pela lei provincial nº 1382, de 11-05-1886, desmembrada de Pastos Bons. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituído do distrito sede. Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Nova Iorque, pela lei estadual nº 833, de 20-03-1919. Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, é extinta a vila de Benedito Leite, sendo seu território anexado ao município de Nova Iorque. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Nova Iorque e Benedito Leite. Pelo decreto nº 913, de 30-09-1935, desmembra do município de Nova Iorque o distrito de Benedito Leite. Elevado novamente à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Destinos xarás :: Nova York (EUA) x Nova Iorque (MA) | Papetes ... Conheça as belezas da cidade de Nova Iorque do Maranhão - Atrativa ... Conheça as belezas da cidade de Nova Iorque do Maranhão - Atrativa ...

Outras caraterísticas -

No mês de junho, é comemorado o festejo de Santo Antônio (Padroeiro da cidade).
A aproximadamente 2 km do centro da cidade, está localizada a Praia do Caju, que está localizada na margem do lago formado pela Barragem de Boa Esperança, atraindo grande número de turistas entre os meses de julho e setembro.
No mês de setembro, é realizado o Festival de Caju, o maior evento do calendário da cidade, sendo prestigiado anualmente por pessoas de todas as cidades circunvizinhas.

Publicidade:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim Epidemiológico de São João dos Patos // 20 de Setembro

  Publicidade: