Blog do Leandro Noleto

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Balanço das eleições em São João dos Patos, veja quem saiu fortalecido e enfraquecido na cidade



Encerrada a apuração das eleições estaduais em São João dos Patos é tempo de fazer um balanço sobre quem saiu fortalecido e quem saiu mais fraco neste pleito.


-Oposição x Situação


A oposição ao atual prefeito Dr Alexandre apresentou três candidatos a deputado federal e o grupo do prefeito apoiou outros dois.

O resultado das urnas mostrou claramente um desgaste do atual prefeito Dr Alexandre que viu seu capital político definhar muito e saiu das urnas muito mas muito menor do que entrou.


Alexandre obteve mais de 10 mil votos em 2020 e nas eleições estaduais não conseguiu transferir pouco mais que 2.100 votos para seus candidatos Inácio Melo e Jr Lourenço. Além disso, o prefeito decidiu deixar de apoiar Pedro Lucas Fernandes faltando 12 dias para o pleito, fato que é negado publicamente mas que na prática foi o que aconteceu. Além disso, Alexandre não se esforcou muito para angariar votos para Brandão, fato que pode juntamente com seu desempenho pífio mudar a relação com o Governador reeleito. Obviamente não se esperava que ele conseguiria transferir 10 mil votos porém esperava se algo próximo a isso. 

A oposição conseguiu um volume maior de votos onde Márcio Kizoeira, Sany Mara e Márcio Jerry tiveram juntos 5.976 votos contra um total de 3.962 de Pedro Lucas e Jr Lourenço.

Márcio Kizoeira ao contrário se saiu bastante fortalecido conseguiu sozinho obter o maior número de votos contra a estrutura da máquina do governo local e disposta fortemente como o principal nome para 2024 tendo agora a ele o desafio de montar e liderar um grupo para as próximas eleições municipais.

Já o ex-prefeito Zé Mário demonstrou compromisso do início ao fim com seus candidatos e apresentou sua filha Sany Mara como candidato a deputado federal tendo obtido um resultado razoável o que mostrou que não está "morto" na política local.

Tido como um candidato filho da terra, Neto Evangelista desde que focou a sua atuação política na capital São Luís de certa forma deixou a cidade de São João dos Patos um pouco de lado e viu o seu eleitorado minguar para 1.860 votos ante os 3.464 em 2018.

Demais lideranças como João Luiz e seu filho João Lucas além de Agmar Mundim, Jardel Miranda e o diretor da UPA Pedro Neto conseguiram manter o seu capital político conseguindo juntos uma votação expressiva para Márcio Jerry.


Outro que também conseguiu mostrar força local e com um resultado maior que em 2020 foi Flávio BGN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em Brasília, vereador Jesse James de Guadalupe e Flávio BGN se reúnem com o senador Weverton para tratar do asfaltamento da estrada que liga Guadalupe a Dois Irmãos

  O Presidente da Câmara de Guadalupe Jesse James e o vereador de São João dos Patos Flávio BGN estiveram em reunião com o senador maranhens...